6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo

APRESENTAÇÃO

Jornada colaborativa

Em 2009, lançamos o Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo com o objetivo de apresentar ao público brasileiro

filmes suíços da atualidade.

 

Em 2016, chegamos à sexta edição. Sua continuidade  se

deve à ampliação e ao aprofundamento da interlocução institucional com entidades culturais no Brasil e festivais de cinema na Suíça.

 

Aqui no Brasil, agradecemos ao Sesc SP e aos CCBBs em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília pela parceria fundamental, que possibilitou a realização de mais uma edição do Panorama.

Na Suíça, contamos com o apoio dos festivais Journées de Soleures e Festival FILMAR en América Latina, além da colaboração de produtores e cineastas, que acompanham o Panorama desde o início e que estabeleceram ao longo desse trajeto uma relação cada vez mais próxima com o Brasil.

 

Institucionalmente, tivemos uma evolução importante. O Panorama, um projeto que nasceu em meio às relações institucionais e com um caráter oficial muito presente, teria dificuldade em evoluir curatorialmente se as partes envolvidas não tivessem compreendido e facilitado sua existência como um campo de investigação e reflexão para o cinema, seus realizadores e seu público.

 

O fato de ser um festival com uma curadoria e produção suíço-brasileira também é um ponto importante a ser enfatizado, porque foi nesta perspectiva que ele foi criado, com o objetivo de ser um espaço onde estivessem presentes questões que são pauta para ambos os países.

 

Chegamos a esta edição trazendo filmes que neste momento estão nos principais festivais internacionais e nas salas de cinema da Suíça.

 

Uma seleção de filmes que passa pelo atual cenário político internacional e que tematiza as inquietações da sociedade e dos indivíduos, ao mesmo tempo que se relaciona com a linguagem cinematográfica contemporânea e a dinâmica de produção mundial de cinema.

CONSULADO GERAL DA

SUÍÇA EM SÃO PAULO

©2016Suíça Cultural News