6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo

O que é que o cinema suíço tem

O cinema da Suíça estará em cartaz no 6º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, de 15 de junho a 26 de julho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

Numa iniciativa conjunta do Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc SP e Consulado Geral da Suíça em São Paulo – com apoio do Ministério da Cultura – o festival mostra a recente produção cinematográfica do país, com um recorte curatorial sobre a formação da identidade.

Os filmes do 6º Panorama foram selecionados em dois importantes festivais suíços: Festival de Solothurn/Journées de Soleure (ver box abaixo/ao lado) e Festival FILMAR en America Latina (ver box...) e apresentam ao público brasileiro o cinema autoral suíço, com produções de cineastas já consagrados e filmes de jovens realizadores.

Na abertura da programação será exibido o filme Do outro lado do Mar (2015), ficção do diretor Pierre Maillard, que conta a história de um ex-fotógrafo de guerra que mora na Itália e decide voltar à Albânia, onde fez sua última imagem de guerra.

O diretor suíço vem prestigiar a abertura do evento e também participa de um debate com o público.

Um dos destaques é o lançamento mundial da coprodução Suíça-Brasil Em Busca de Borges (2016), do cineasta brasileiro Cristiano Burlan, filme que terá sessões especiais, seguidas de debate, durante o Panorama.

No longa de Burlan, os escritos de Jorge Luis Borges inspiram o protagonista a fazer um périplo pelas cidades de São Paulo, Buenos Aires e Genebra.

Pluralidade de temas e intercâmbio

Com uma produção anual de mais de 250 títulos, a cinematografia helvética é bastante diversificada e a seleção do Panorama reflete essa rica linguagem cultural.

O público poderá conferir a atual produção suíça, que aborda tanto temas globais como o cenário político mundial, quanto questões ligadas a dilemas individuais.

O 6º Panorama também marca a abertura de mais espaço para as coproduções entre a Suíça e os países da América Latina, uma iniciativa que deve incrementar o intercâmbio e a troca de experiências entre ambas as partes.

O programa especial ‘Sessão FILMAR exibirá os filmes O Tempo Nublado, coprodução suíço-paraguaia com vários prêmios internacionais; Muchachas (Suíça-México), de Juliana Fanjul, e Histórias Maternais (Suíça-Brasil), da diretora Anouk Dominguez-Degen, três produções selecionadas no 17º Festival FILMAR en America Latina.

Os organizadores também programaram atividades gratuitas durante o evento. Além do debate com o realizador suíço Pierre Maillard, haverá o programa Conversas, com a participação de Sara Cereghetti, diretora do Festival FILMAR, e do cineasta brasileiro Cristiano Burlan.

©2016Suíça Cultural News